Leia essa semana:

Parash� em PDF

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Introdu��o

Resumo da Parash�

Mensagem da Parash�

Heran�a e Esperan�a

Haftar�

Flor do Gueto

Pirkei Avot

Amor Verdadeiro

Hist�rias Chass�dicas

Preparando Shavuot

Cozinha Casher

Macarr�o de Leite

Palavras do Rebe

O Arco

Inscrição Parashat HaShavua

  

 

 

Res

A Parashat HaShavua (por��o da leitura da Tora desta semana) � chamada de �Bamidbar� � no deserto. Esta por��o inicia o quarto livro da Tor�. Este livro � Bamidbar � tamb�m � chamado Chumash HaPekudim � Livro das Contagens/N�meros.

O Chumash Bamidbar come�a com Hashem instruindo Moshe a fazer um censo de todos os homens com idade acima de vinte anos - com idade suficiente para o servi�o. A contagem revela pouco mais de 600.000 homens aptos.

Os Levi�m s�o contados ap�s, em separado, pois seu servi�o � �nico. Eles ser�o respons�veis em transportar o Mishkan e seus acess�rios e mont�-los quando o povo acampar.

As tribos de Israel, cada uma com sua bandeira, s�o posicionadas em volta do Mishkan em quatro acampamentos: oeste, sul, leste e norte. Como a tribo de Levi acampa separada, a tribo de Iossef � dividida em Efraim e Menashe para que hajam grupos de tr�s tribos por acampamento. Quando o povo viaja, ele se movimenta de forma semelhante a qual acampou.

Uma cerim�nia formal � realizada entre os primog�nitos e os Levi�m, quando os Levi�m assumem a responsabilidade que o primog�nito teria tido servindo no Mishkan antes do pecado do bezerro de ouro.

A Parash� ainda menciona a divis�o da tribo de Levi e sua responsabilidade especial, dando detalhes sobre quem e como era o trabalho de santidade.

 

 

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Men

Heran�a e Esperan�a

"E Hashem falou com Moshe no deserto de Sinai" (Bamidbar, 1:1)

O campo de concentra��o de Janowska era mais uma forma de exterminarem Judeus. Uma noite os Aliados destru�ram sua estrada.

Miraculosamente ningu�m se machucou, mas a estrada foi danificada. As bombas formaram crateras gigantes.

Os Nazistas queriam se "divertir". Gritando e berrando eles mandaram os Judeus correrem descal�os na temperatura congelante do inverno polon�s. Eles disseram para os Judeus pularem de um extremo a outro da maior cratera. Se eles sucedessem poderiam voltar para as barracas, mas se falhassem seriam imediatamente mortos.

Na fila estava o respeitado Bluzhover Rebbe, e atr�s dele um jovem que havia perdido a f� devido aos tormentos da guerra.

O jovem disse para o rebbe que preferia n�o pular e ser morto instantaneamente a divertir os sadistas. O Rebbe respondeu que a vida � preciosa e que Deus os ajudaria.

O Rebbe fechou seus olhos e pulou. Ao abrir seus olhos, ele percebeu que estava do outro lado. Segundos depois o jovem caiu junto a ele.

O jovem perguntou como ele teve for�as para pular. O Rebbe respondeu que viu uma vis�o de seu pai, de seu av� e de todos os Judeus sagrados de todas as eras desde Moshe Rabeinu e Avraham Avinu; Judeus que cumpriram a Tor� �s custas de suas vidas. Ele viu seu av� pulando a sua frente e segurou na cauda de seu casaco. O jovem disse que tamb�m sucedeu por ter segurado na cauda do casaco do Rebbe.

Da onde vem esse poder de "segurar na cauda do casaco" de nossos antepassados?

Atrav�s de Avraham Avinu recebemos a Tor� no fogo. Avraham passou pela fornalha de fogo de Ur-Kasdim, ao inv�s de negar Hashem. Ele � o pai do Povo Judeu.

No Mar Vermelho, a na��o passou por um desafio na �gua. O ex�rcito eg�pcio nos for�ou a ir para o mar, Deus comandou que pul�ssemos na �gua e o mar se abriu.

Se voc� disser que foram meramente momentos de coragem, veja outro momento que selou nossa capacidade de nos sacrificar: a na��o seguiu Moshe no deserto, sem comida, �gua, entre cobras e escorpi�es, sem nada mais do que promessas de milagres divinos.

Nesses tr�s desafios, com fogo, �gua, e deserto, que originaram os genes espirituais do Povo Judeu de se sacrificar e amar a Tor�, que at� hoje nos permite alcan�ar e nos projetar na Tor� sagrada e na nossa f�.

Adotemos essa li��o e vivenciemos os �ltimos momentos da eminente era da Mashiach. Com certeza as provas s� servem para evidenciar nossa nobreza de car�ter e m�rito para Hashem!   Shabat Shalom...

Midrash Raba, Rabino Meir Shapiro em Maiana shel Tor�, et alli

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Haf

Flor do Gueto

O profeta conta acerca da �poca da �ltima reden��o, dizendo que o Povo Judeu vai ser numeroso como os gr�os de areia junto ao mar. Hoshea fala acerca do desejo de Hashem de que os Filhos de Israel abandonem seus falsos deuses, se arrependam e retornem a Ele. A os S�bios do povo lhes pede que retirem o elemento de maldade que se encontra sobre toda a na��o para que todo o povo regresse a Hashem.

E mais, a linguagem do profeta compara os transgressores com una mulher que abandonou seu marido por outro, j� que o povo havia come�ado a rezar a outros deuses em lugar de Hashem. Eventualmente, a Providencia Divina vai lhes trazer tantos sofrimentos que se voltar�o a Hashem como resultado de sua dor, e Ele com sua grande piedade, restabelecer� a rela��o que sempre tem tido com eles; como um marido que aceita a sua mulher de volta depois que ela se foi.

E Hashem conclui: "Vou Te comprometer comigo para sempre...", inclusive este � um dos vers�culos que recitamos hoje em dia quando colocamos os Tefilin da m�o, ao redor do dedo, simbolizando nosso compromisso eterno com Hashem.

Rabino S.R. Hirsch

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Amor Verdadeiro

"Houve 10 gera��es desde Adam at� Noach para ensinar-nos qu�o grande � o "sofrimento" de Hashem, porque todas essas gera��es enojaram a Hashem at� que finalmente trouxe o Dil�vio sobre eles."                 (Avot, 5:2)

Isso nos ensina a  assombrarmo-nos ao ver que Hashem permite as na��es oprimir-nos por tanto tempo. Recorde que Hashem esperou 1656 anos desde a cria��o do mundo at� que trouxe o Dil�vio. Quando o tempo chegar, aqueles que nos oprimem receber�o o que merecem, assim como a Gera��o do Dil�vio recebeu seu justo castigo. Espere pacientemente porque � s� uma quest�o de tempo.

Bartenura e Tossafot Yom Tov

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Coz

 

Ingredientes da massa

320 gr macarr�o largo
300 gr tomates-cereja
4 dentes de alho
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
100 g de queijo de (mussarela)
zathar/or�gano, sal e pimenta-do-reino
 

Preparo

Limpe os tomates, lave e enxugue e corte-os ao meio. Coloque os tomates numa tigela com o alho descascado e amassado e o zathar ou or�gano. Adicione o sal e o azeite, misture e deixe tomar gosto por 2 horas, mexendo de vez em quando. Corte o queijo em l�minas finas e irregulares. Reserve. Cozinhe o macarr�o em bastante �gua fervente com sal, escorra quando estiver al dente e tempere com os tomates marinados. Misture, adicione o queijo (com o macarr�o ainda quente), uma pitada de pimenta-do-reino e sirva.

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His

 

Preparando Shavuot

Todo ano, no Festival de Shavuot, o Povo Judeu novamente recebe a Tor�. No Shabat antes de Shavuot nos preparamos para esse evento.

Historicamente, o Shabat foi entregue para Bnei Israel antes da Tor�, e foi a for�a espiritual do Shabat que nos levou ao Monte Sinai, pois Shabat criou unidade na na��o. E a uni�o do Povo Judeu � um pr�-requisito para o recebimento da Tor�. Quando estamos juntos como irm�os, como uma fam�lia na mesa de Shabat, n�s recriamos a mesma uni�o necess�ria para o recebimento da Tor� em Sinai.

Se a uni�o que o Shabat cria � uma forma de prepara��o para o recebimento da Tor�, outra forma � a priva��o imposta pelo Shabat - quando "descansamos" da rotina, nos tornando como um deserto, sem preocupa��es que n�o s�o relacionadas � vontade Divina. Todo judeu pode experienciar isso semanalmente no Shabat quando n�o fazemos melach� (trabalhos criativos, que foram usados para a confec��o do tabern�culo do deserto).

Portanto, Shabat � um prel�dio necess�rio para o recebimento da Tor�. Como est� escrito na Hagad� de Pessach: "E Ele nos deu Shabat e Ele nos aproximou do Monte Sinai".

Sfat Emet

 

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Rebe

 

 

Por que � t�o dif�cil?

O Rebe de Sochochov comentou que a profecia do ex�lio seguiu-se � promessa de Hashem de que Avraham teria filhos, e que estes herdariam a Terra Prometida. Avraham perguntou ent�o: "Como posso ter certeza de que eu a transmitirei a eles?"

Avraham fora criado entre id�latras. Sua descoberta do �nico D'us verdadeiro era uma nova percep��o, conseguida ap�s uma sincera busca. Para ele, todo dia era novo e empolgante, porque seu conhecimento sobre Hashem se aprofundava.

"Mas o que acontecer� a meus filhos?" - perguntou Avraham. "Eles professar�o uma f� j� estabelecida. Aceitar�o o conhecimento de Hashem como ponto pac�fico. Como posso transmitir-lhes o entusiasmo e a empolga��o de aprender sobre Hashem?"

A resposta de Hashem ent�o foi: "N�o temas. Teus filhos ser�o exilados. Lutar�o para manter sua f� entre povos que renegam a D'us. Ser judeu jamais ser� algo f�cil."

� nossa luta pelo juda�smo que o mant�m vivo e renovado!                     Sipurei Tzadikim


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