Leia essa semana:

Parash� em PDF

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Introdu��o

Resumo da Parash�

Mensagem da Parash�

Carro�a e M�sica

Haftar�

Cuidado com a Vida

Hist�rias Chass�dicas

Percep��o

Cozinha Casher

Pudim de Leite

Palavras do Rebe

Onde est� a alegria verdadeira?

Inscrição Parashat HaShavua

  

 

 

Res

A Parash� (por��o da leitura da Tora) desta semana � chamada de �Nasso� �Conte, Fa�a o Censo. Parashat Nasso � a parash� mais extensa de todo o ano, com 176 pessukim (vers�culos).

Nasso, em seu in�cio, prossegue delineando as tarefas e responsabilidades das tr�s fam�lias levitas - Guershon e Merari na por��o desta semana, Kehat

A seguir, Hashem ordena a Moshe para purificar o acampamento, de forma a tornar-se um lar merecedor da Presen�a Divina (Shechin�), orientando todos aqueles que est�o ritualmente impuros a ficarem fora do acampamento at� se purificarem.

Na seq��ncia, a por��o nos diz que se algu�m confessa que se enganou ao reter a propriedade alheia, ap�s ter jurado o contr�rio na corte, ele tem que pagar um quinto a mais do pre�o b�sico do objeto e trazer uma Oferenda de �Pecado� (Korban Chatat) para reparar sua transgress�o. Caso o reivindicador tenha falecido e n�o tenha deixado herdeiros, os pagamentos s�o feitos para o Cohen.

Nesse ponto, a Tor� descreve o processo a ser cumprido com uma Sot�, uma esposa que foi advertida pelo marido a n�o ficar sozinha com outro homem e mais tarde foi surpreendida, dando ao marido um bom motivo para suspeitar de adult�rio. Ela � levada ao Cohen no Templo Sagrado e, caso n�o admita sua culpa, recebe ��gua amarga sagrada� para beber, o que leva ao seguinte resultado: ou as �guas estabelecer�o sua inoc�ncia, removendo a d�vida de seu relacionamento com o marido e aben�oando-a com filhos; ou as �guas provar�o sua culpa por uma morte miraculosa e terr�vel.

A Tor� ent�o descreve as leis do Nazir, uma pessoa que aceitou voluntariamente adotar um estado especial de santidade, geralmente por trinta dias, abstendo-se de comer ou beber qualquer derivado de uva, cortar o cabelo, e de contaminar-se atrav�s do contato com o corpo de algu�m que morreu. Em seq��ncia, � relatado a forma e as b�n��os pelas quais os Cohanim aben�oar�o o povo.

A por��o, ent�o conclui com uma longa lista das oferendas trazidas pelos doze l�deres das tribos, durante a dedica��o do Mishkan para uso regular. O Mishkan � completado e dedicado no primeiro dia de Nissan, no segundo ano depois do �xodo do Egito. Durante a comemora��o, os pr�ncipes de cada tribo doam um presente comunit�rio para ajudar a transportar o Mishkan, assim como uma doa��o pessoal id�ntica de ouro, prata, animais e alimentos.

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Men

M�sica e Carro�a

"Ent�o Moshe entregou as carro�as de touros para os Leviim... E para os filhos de Kehat ele n�o deu; j� que o servi�o sagrado era [responsabilidade] deles, eles carregaram no ombro". (6:6-9)

Se imagine sentado frente ao Credicard Hall. E temos uma orquestra est� por tocar as notas conhecidas da 5� Sinfonia de Beethoven: "tam, tam, tam, Tam... tam, tam, tam, Tam..." - e para seu horror, toda a orquestra toca um semitom mais alto do que Beethoven escreveu: "Bam!" O som � como algu�m raspando suas unhas em um quadro negro, irritante e acima de descri��es.

M�sica � algo imperdo�vel. Ela � limitada a um sistema fixo. Um pouco acima da escala, fora do sistema e nos afeta.

Sem d�vida, o m�sico mais grandioso que existiu foi o Rei David. No Salmo 119, David HaMelech elogia Hashem. Ele diz: "Seus chukim (leis que superam o entendimento humano) s�o para mim como m�sicas". Que emo��o! O Rei David elogia Hashem ao expressar que os mist�rios das leis Divinas - os chukim - cantaram para ele como m�sicas.

Apesar disso, o Talmud (Sota 35a) menciona que por causa desse sentimento, Hashem permitiu que o Rei David pecasse ao cometer um erro que uma crian�a de jardim de inf�ncia n�o cometeria. Um erro que levou a morte de Uzza, o filho de Avinadav.

A falha do Rei David foi trazer a Arca Sagrada para Jerusal�m em uma carro�a. A Parash� desta semana nos diz que a raz�o de Bnei Kehat n�o receber carro�as de Moshe foi porque eles n�o necessitavam disso. Bnei Kehat carregavam a Arca Sagrada nos seus ombros. Ela nunca deveria ser movida em um carruagens.

Ent�o o que n�o era apropriado no elogio do Rei David � Hashem que o levou a tal erro, e porque sua puni��o foi apropriada? O que m�sicas tem que ver com uma carro�a ?

A palavra hebraica para carro�a � "agal�". Ela � relacionada a outra palavra "igul", c�rculo. Todo oitavo essencialmente se repete. M�sica pode ser "a mais profunda das artes e profundamente abaixo das artes" (E.M. Forster), mas existe em uma estrutura finita. A nota fora da escala � uma impossibilidade irritante. Unhas em um quadro negro. Uma viola��o acima dos limites da esfera musical. Como um c�rculo fora do qual nada pode existir, m�sica � um sistema fixo.

A ess�ncia do chuk, estatuto, � aquilo que existe fora dos sistemas que podemos entender. � infinitamente acima da compreens�o humana, fora do limite de reconhecimento.

O Rei David, no seu n�vel, pensou que podia entender os chukim como se fossem m�sicas: "Seus chukim s�o para mim como m�sicas". Por�m, m�sicas ainda que elogiem Hashem s� podem existir na tonalidade finita musical.

Agora podemos entender porque ele recebeu tal puni��o. O Rei David falhou ao colocar a Arca Sagrada, a representa��o desse mundo de chuk, a sabedoria supranatural, em uma carro�a . Ele tentou fazer com que viajasse em uma agal�, igul. Em um c�rculo. Na escala musical. Ele tentou fazer com que os mist�rios infinitos do chuk viajassem no c�rculo deste mundo finito.

Talmud Sota 35, Rabino Moshe Shapiro de acordo com Rabino Yossef Brown

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Haf

Shimshon HaGuibor (Sans�o, o Her�i) foi o Nazir mais famoso do TaNaCh, portanto a Parash� desta semana, que descreve as leis do Nazir, � complementada com a hist�ria do nascimento de Shimshon.

Cuidado com a Vida

"... e agora, tome cuidado para n�o beber vinho ou intoxicante, e n�o comer nada proibido (para um Nazir), pois o jovem ser� um Nazir de Hashem do �tero at� sua morte".                            (Shoftim, 13:7)

As Pesquisas m�dicas t�m provado que o feto � afetado quando a m�e inspira fuma�a - i.e., quanto mais cigarros a m�e fumar durante a gravidez, maiores riscos ter� o feto.

N�o existe nenhuma quantidade que seja saud�vel, que n�o afete a crian�a. O melhor conselho � n�o fumar durante a gravidez (ou melhor ainda: n�o fumar nunca). Quanto mais cigarros a m�e fumar, mais perigoso ser� para o feto. N�o somente fumar tem repercuss�es no feto, mas tamb�m o estado f�sico e emocional da m�e influencia diretamente o feto.

Portanto n�o deve ser surpresa que nosso estado espiritual tamb�m afeta o feto. Desde a concep��o at� o nascimento, pensamentos e emo��es moldam a personalidade do feto.

Se quisermos que nossas crian�as sejam sagradas, � importante come�ar a educa��o cedo - muito cedo. Muito antes de quando elas v�m para este mundo, j� determinamos a matriz de sua espiritualidade. Quem somos - nosso n�vel espiritual - tem um impacto em nosso filhos at� mesmo antes da divis�o da primeira c�lula.

Maiana Shel Tor�

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Coz

 

Ingredientes

Pudim

1 lata de leite condensado

2 medidas da mesma lata de leite

3 ovos

Calda

1 x�cara de a��car

Preparo

Calda:Em uma panela de fundo largo, coloque o a��car. Leve ao fogo baixo, deixando derreter suavemente. Quando estiver bem dourado, junte meia x�cara de �gua fervente e mexa com uma colher de pau. Deixe ferver at� dissolver os torr�es de a��car. Forre com esta calda uma forma com furo central e reserve.

Pudim: Em uma tigela ou no liquidificador, misture o leite condensado, o leite e os ovos at� formar uma mistura homog�nea. N�o h� necessidade de bater muito. Despeje na forma caramelada e cubra com papel de alum�nio. Asse em banho-maria em forno m�dio por cerca de 1h30.

Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme e coloque a calda.

 

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His

 

Percep��o

"Que Hashem ilumine Sua face e seja gracioso com voc�..."   (Bamidbar, 6:22)

O maior transmissor de r�dio da cidade pode estar soando a 50.000 watts, mas se o r�dio do outro lado n�o estiver ligado, voc� n�o escutar� nada.

No verso acima, "ser gracioso" significa ter gra�a nos olhos de outros. Mas surge uma pergunta - se Hashem ilumina Sua face para n�s, certamente teremos favor nos olhos de outros. Ent�o o que a brach� adicional de Hashem de ser graciosos - de n�s dar favor nos olhos de outros - significa?

Podemos ter as melhores qualidades, mas elas podem n�o ser reconhecidas. Nossas boas qualidades podem viver como uma princesa trancada no topo de um castelo.

Quando Iossef estava na pris�o eg�pcia, Hashem deu a Iossef gra�a nos olhos do guarda da pris�o. Iossef � chamado Iossef HaTzadik - Iossef, o Justo. Iossef era a ess�ncia de santidade, mas Hashem ainda teve que lhe dar favor nos olhos do guarda da pris�o.

Algumas pessoas n�o podem ver a virtude real de algu�m, freq�entemente pensando no oposto. � necess�ria uma brach� especial para encontrar virtude nos olhos de outros - que seu r�dio esteja ligado.

Deguel Machane Efraim

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Rebe

 

 

Onde est� a alegria verdadeira?

"Deixe que minha l�ngua grude no meu palato se eu n�o te lembrar, se eu n�o lembrar de Jerusal�m no auge de minha alegria"       (Tehilim, 137:6)

Essa � a fonte para a quebra do copo em casamentos. O que nos lembra que nossa felicidade n�o � completa enquanto o Beit HaMikdash n�o for reconstru�do.

Outra dimens�o acrescentada pelo grande s�bio do S�culo Dezoito, o Rabino Yonatan Eibshitz de Praga, no seu cl�ssico "Yaarot Devash" (Drush 14): �Se um judeu tiver conseguido tudo que seu cora��o almeja, ele escreve, � incumbente que ele lembre que ainda lhe est� faltando o ingrediente mais importante para o sucesso enquanto ele n�o estiver em Eretz Israel, onde ele pode atingir satisfa��o completa.�

Com essas palavras, gostar�amos de desejar Mazal Tov aos noivos: Moshe e Perl !

 

 

 

 

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