Leia essa semana:

Parash� em PDF

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Introdu��o

Resumo da Parash�

Mensagem da Parash�

Bikurim

Haftar�

Reencarna��es

Pirkei Avot Cordialidade

Hist�rias Chass�dicas

Amor, Prim�cias e Shabat

Cozinha Casher

Chal� Redonda

Palavras do Rebe

18 de Elul

Inscrição Parashat HaShavua

  

 

 

Res

A Parash� (por��o da leitura da Tor�) desta semana � chamada de �Ki Tavo � Quando Tu Vieres�. Em nossa �ltima por��o tratamos de muitas mitzvot, entre elas casamentos, div�rcios, tzitzit, lashon har�, crueldade com animais, etc  Nesta semana, Moshe concluir� com as �ltimas mitzvot ordenadas por D�us e admoestar� o povo para seguir o caminho da Tor�, lhes ensinando a discernir o bem que lhes cabe. Vejamos como isto acontece:

Imediatamente ap�s o Povo Judeu conquistar a Terra de Israel, cada um teria a mitzv� de bikurim, as prim�cias dos �7 frutos�...

Essa mitzv� trazia o dono da planta��o at� o Templo, normalmente na �poca entre Shavuot e Sucot. Ele vinha com cestas dos frutos e com um touro � que vinha adornado e que seria ofertado para Korban Shelamim � e tamb�m geralmente com sua fam�lia.

A cerim�nia era realizada com tenuf� � consagra��o atrav�s de movimentos nas �7 dire��es� � e ap�s pelo recitar do texto que se encontra na parash�, Deut. 26:3,5-10. Em geral se pernoitava em Jerusal�m e depois e retornava a sua casa.

Na continua��o, os casos de Masser Rishon, Sheni e Ani s�o lembrados e � feito lembrar tamb�m sobre o Vidui Masser, para aqueles que esqueceram de separ�-los.

Em seguida, Moshe inicia com a �ltima mitzv� comandada por D�us � a entrada na Terra de Israel: as 12 pedras imensas que seriam retiradas do leito do Rio Jord�o e que seriam entalhadas, com a Tor� nas 70 l�nguas b�sicas do mundo, e calcinadas.

Ent�o, elas seriam levadas at� os montes Guerizim e Eival, em Schechem, para o �ltimo pacto do Povo com D�us, sobre a Tor�. Logo depois, elas deveriam ser levadas de volta at� Guilgal, local de entrada do povo na terra de Israel.

As 11 b�n��os que D�us comandou s�o mencionadas com o acr�scimo da 12� � por pedido de Moshe e aprova��o de D�us e que inclu�a todas as outras � e tamb�m como o Povo deveria se colocar para est� cerim�nia importante.

Moshe pede a D�us e recebe inspira��o para mais uma �ltima vez advertir ao Povo Judeu sobre as conseq��ncias de se afastar da Tor� � Tochach�, e todas as conseq��ncias que adviriam. Este � o in�cio do �ltimo discurso de Moshe ao nosso Povo.

Na continua��o, Moshe relembra a grande bondade e gratid�o que devemos a D�us por todos os milagres que nos fez.

N�o perca na pr�xima semana, Moshe continuar� seu discurso de despedida.

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Men

Bikurim

A por��o desta semana da Tor�, Ki Tavo, come�a com o mandamento de bikurim � primeiros frutos. "Tu os colocar�s em um cesto� e o sacerdote tirar� o cesto de tua m�o".

Uma olhada mais cuidadosa nas leis de bikurim, revela que a apresenta��o do cesto (geralmente feito de vime) ao Cohen (sacerdote) era parte integrante do mandamento.

Curiosamente, enquanto os frutos trazidos eram o que havia de melhor � somente selecionados das 7 variedades pelas quais a terra de Israel � enaltecida, i.e.: trigo, cevada, uva, rom�, figo, azeitona e t�mara � por�m o cesto utilizado era feito de um material comum. Esta aparente �contradi��o� no mandamento do bikurim nos traz uma li��o: ela cont�m uma alus�o � descida da alma das mais altas esferas e sua encarna��o num corpo f�sico aqui embaixo.

Os frutos do bikurim s�o equivalentes simb�licos � alma; o cesto � o corpo f�sico. Entregar o cesto ao sacerdote representa o prop�sito para o qual a alma fez esta dr�stica descida.

Em geral, os primeiros frutos s�o simbolicamente o povo judeu; mais especificamente, da alma Divina que existe Acima, totalmente transcendente em rela��o ao mundo f�sico. O plano de D�us, no entanto, � para que esta alma purificada seja revestida num corpo, um "recipiente" grosseiro e inferior que a contenha, por assim dizer.

E este recipiente torna dif�cil para a alma expressar sua conex�o com D�us, at� o ponto de obscurecer sua verdadeira miss�o nesse mundo. Mais uma vez, assim como no mandamento de bikurim, o "fruto" sagrado e superior est� contido e at� restrito nos confins de um simples e despretensioso "cesto".

Atrav�s da Chassidut podemos encontrar a seguinte raz�o para isso: �ierid� tzorech ali��, i.e. a descida da alma para um corpo f�sico � "uma descida com o prop�sito de ascender". � precisamente por meio de sua perman�ncia no plano f�sico, tendo de enfrentar as dificuldades deste mundo e super�-las, que a ess�ncia da alma � revelada e um n�vel mais elevado de espiritualidade � atingido � muito mais elevado do que jamais poderia ser atingido sem passar pela descida inicial.

E mais, em princ�pio pode-se dizer que "frutos" somente n�o � o suficiente, o objetivo da descida da alma � "frutos dentro de um cesto".

O crescimento da alma � conseguido atrav�s do cumprimento de mandamentos pr�ticos, que somente podem ser feitos com a ajuda do "recipiente" � o corpo f�sico. Pois na verdade, a alma j� estava repleta de amor e rever�ncia por D�us antes de descer ao mundo material; a �nica mudan�a que experimenta ao se encontrar num corpo � que agora pode cumprir mandamentos f�sicos, algo que anteriormente lhe era imposs�vel.

E dessa forma, a alma se torna capaz de elevar o mundo f�sico e transform�-lo em santidade � a inten��o de toda a cria��o. E ao cumprirmos com esse objetivo inicial, propiciamos a Teshuv� das Hashpaot em Tohu para Tikun, propiciando a aproxima��o da reden��o definitiva e de um doce e feliz novo ano!

Likutei Sichot, vol. 29

Shabat Shalom e Shan� Tov� Tikatev� veTechatem�!

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Haf

No pirush (explica��o) que o Avudraham elaborou a partir destas Haftarot, as "Shiv� D'Nechemta", (Sete Haftarot de Consolo), entre D'us, seus profetas e o povo de Israel, nesta, a sexta das sete, � aquela que o tema central abordar� o retorno do Povo de Israel do ex�lio no tempo de Mashiach.

Aqui, nenhum dos comentaristas faz nenhuma alus�o ou discuss�o maior ao fato de ocorrer o �Techiat haMetim�, ressurrei��o dos mortos na �poca de Mashiach, pois, conforme enunciou Maim�nides: �este � um dos treze princ�pios da f� judaica�.

Reencarna��es

"E seu povo, eles s�o justos, eternamente dever�o herdar a Terra, um ramo da Minha planta��o..." (Isaias, 60:21)

As pessoas pensam que reencarna��o � um conceito oriental. � verdade. Um conceito do Meio-Oriente. Um dos presentes do Juda�smo para o Oriente � a reencarna��o. Se a pessoa n�o cumprir o caminho que D'us indica neste mundo, sua alma retornar� at� que ele corrija seus erros.

O verso acima alude � esses processo: "E seu povo, eles s�o justos".

Podemos perguntar: "Todos eles s�o justos?! Conhe�o muitas pessoa que est�o longe de serem justas!" Na qual as pr�ximas palavras do verso respondem: "um ramo da Minha planta��o" - aqueles que n�o s�o justos ter�o que ser "replantados" muitas vezes at� que suas boas a��es finalmente se realizem. At� a pessoa menos justa retornar� e retornar� para este mundo at� que eventualmente se torne nobre e virtuoso. 

Maharam Mizrachi em Mayana Shel Tora

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Cordialidade

"Se n�o h� estudo de Tor�, n�o pode haver tratamento correto as pessoas. Se n�o h� um tratamento correto com as pessoas, n�o pode Haver estudo de Tor�" - Rabi Elazar ben Azaria (Avot 3:17)

Se algu�m fracassa em aprender Tor�, sua forma de tratar com as pessoas n�o ser� a correta, porque n�o ser� consciente de suas responsabilidades.  Nossos S�bios, em Baba Kama 30a, explicam que se algu�m deseja ser verdadeiramente reto, deve estudar a Guemar� do Seder Nezikim que trata das responsabilidades do homem com seu pr�ximo. Se, por outro lado, algu�m n�o trata corretamente as outras pessoas, sua Tor� ser� esquecida como castigo por causar Chilul Hashem (desecrar o nome de D�us), Yom� 86. E os S�bios ainda ensinam sobre tais indiv�duos: "Que corruptas s�o as a��es desta pessoa que estuda Tor�". 

Tossafot Yom Tov

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Coz

 

 

Ingredientes

� Kg de Farinha de Trigo

35 gr de Fermento em tablete dissolvido em �gua morna

50 gr de Margarina

100 ml de �gua quente

� colher de ch� de Sal

� x�cara de A��car

1 Ovo

Preparo

Bater a massa na batedeira por 10 minutos. Deixar crescer por 2 horas. Fazer um circulo completo e cheio com massa e colocar em tabuleiro untado com margarina. Deixar crescer por 2 horas. Pincelar com a seguinte mistura: 1 gema, � colher de sopa de �leo e 1 � colher de sopa de a��car. Salpicar com gergelim ou semente de papoula e levar a assar. Esta receita rende 2 Chalot. Pode-se acrescentar frutas cristalizadas.

 

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His

 

Amor, Prim�cias e Shabat

A mitzv� de bikurim, as prim�cias, � um exemplo impressionante dos esfor�os que n�s judeus fazemos para embelezar as mitzvot. Somente um profundo amor para a mitzv� poderia converter o mandamento de "trazer os primeiros frutos ao Beit Hamikdash" em um glorioso procedimento � uma prociss�o festiva at� Ierushalaim, o recital das escrituras acompanhado de m�sica, e a apresenta��o de cestas de frutos cuidadosamente arranjadas e decoradas para os cohanim.

E o Midrash nos conta que depois de ter cumprido a mitzv� de bikurim, uma voz celestial podia ser ouvida no Beit Hamikdash: "Que voc� tenha o m�rito de trazer seus bikurim no pr�ximo ano mais uma vez!"

Similarmente, nossos S�bios nos contam que dois anjos acompanham cada judeu da sinagoga para casa na noite de Shabat � um anjo misericordioso e um anjo severo. Se as velas de Shabat est�o acesas, a mesa posta e a casa preparada para honrar o Shabat, o anjo bom clama: "Que seja vontade de D�us que no pr�ximo Shabat seja a mesma coisa!" O anjo negativo v�-se obrigado a responder "Amen". Se, D�us nos livre, a casa n�o est� preparada para o Shabat, o anjo negativo clama: "Espero que no Shabat que vem seja a mesma coisa!" E o anjo bom v�-se obrigado e responder "Amen".

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Rebe

 

 

18 de Elul

Hoje � o dia de nascimento do Baal Shem Tov e do Alter Rebe. A filosofia que o primeiro iniciou, o Chassidismo, nos trouxe, atrav�s da continua��o do segundo, o Chassidismo Chabad. Na vis�o do Alter Rebe, as maldi��es n�o eram o desejo final de D�us. Ao contr�rio, D�us ama seu povo e quer reg�-los com b�n��os. Estas maldi��es s�o somente superficiais, e ocultas dentro delas h� b�n��os que o povo judeu eventualmente merecer�.

Segundo os ensinamentos de Chassidut, um exemplo de b�n��os ocultas pode ser achado no seguinte passuk: "Shorech� tavuach le�en�cha vel� tochal mim�nu, chamorech� gazul milefan�cha vel� yashuv lach, tsonech� netunot leoyev�cha ve�n lech� mosh�a." � "Seus bois ser�o abatidos perante os seus olhos e n�o comer�s dele, seu burro ser� roubado de ti e n�o retornar�, seu rebanho ser� dado aos seus inimigos e n�o ter�s nenhum salvador" (Devarim, 28:31).

Por�m, quando este passuk � lido de tr�s para frente, ele demonstra que realmente est� ocultando muitas b�n��os:

"Mosh�a lech� ve��n leoyev�cha"� "Ele ajudar� a voc�s e n�o aos seus inimigos"� "yashuv lach tsonech� netunot" � "o seu rebanho que foi dado para outros retornar� para voc�"� "vel� milefan�cha gazul Chamor�cha" � "Teu burro n�o ser� roubado de ti" � "mim�nu tochal vel� le�en�cha tavuach shor�cha"� "Voc� comer� dele e seu boi n�o ser� abatido perante os teus olhos".

 

        

 

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