Leia essa semana:

Parash� em PDF

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Introdu��o

Resumo da Parash�

Mensagem da Parash�

Telhado com Cerca

Haftar�

Reza �rf�?

Pirkei Avot M�e Judia

Hist�rias Chass�dicas

Touro e Asno

Cozinha Casher

Bolo de Mel

Palavras do Rebe

Bondade?

Inscrição Parashat HaShavua

  

 

 

Res

A Parashat HaShavua (por��o da leitura da Tor�) desta semana � denominada �Ki Tetze � Quando Sa�res�. Em nossa �ltima parash�, Moshe nos ensina como estabelecer um sistema jur�dico, lideran�a e um rei e no final tratamos da forma��o do ex�rcito para as guerras de conquista e/ou defesa. Nessa parash�, damos seq��ncia iniciando com as mitzv� que trata de cativos, em especial de uma prisioneira �yefat toar�, especialmente bela e atraente. Essa por��o � muito rica em mitzvot, 74 no total, e em sua maioria �ben adam lachaver��, entre uma pessoa e seu companheiro.

D�us n�o nos deixa em alerta em rela��o � natureza do homem e j� ensina o que devemos esperar em certas circunst�ncias de guerra, e a continua��o atrav�s da persist�ncia de uma rela��o e da gera��o de filhos (ben sorer umore) e mesmo de homens que s�o criminosos.

A continua��o da por��o parte da responsabilidade moral de um indiv�duo em seu �mbito particular para o mundo ao seu redor. E come�amos por enunciar a mitzv� de responsabilidade sobre propriedades extraviadas, sejam vivas (animais) ou n�o, e como aplicar Ahavat Israel com nossos irm�os � mesmo que n�o tenhamos vinculo algum. Apesar de que excessos morais s�o coibidos!

E o famoso caso de capturar os filhotes e espantar a m�e � enunciado, nos trazendo uma grande li��o de guemilut chassadim para nossos atos, inclusive com a promessa de vida longa. As mitzvot relativas a nossa responsabilidade com os outros e a natureza s�o enunciadas, como por exemplo kilaim (mistura de culturas na mesma horta) e shatnez (mistura de tecidos proibida); tzitzit e rela��es morais proibidas.

A lembran�a daqueles que nos quiseram mal evoca a mitzv� de n�o permitir certos povos se aproximar de n�s. Leis de pureza e retid�o s�o enunciadas entre os Bnei Israel, para com D�us, para com servos e estrangeiros. Inclusive no �mbito familiar, quanto � institui��o do div�rcio.

As regras de desposar, respeitar ao status de um escravo, tomar penhores, pagamento de sal�rios, abuso de peregrinos, estrangeiros, pobres, vi�vas, �rf�os, kilaim... s�o enunciadas, assim como a permiss�o do tribunal punir com chicotadas. A mitzv� de yibum (levirato) � relembrada, assim como � citada a obriga��o de conduzirmo-nos com retid�o em nosso mundo de neg�cios, contendo a promessa de que D�us nos aben�oar� com vida longa.

A �ltima das 74 mitzvot enunciadas esta semana, � a de n�o esquecermos do que fez o povo de Amalek e da vingan�a de D�us contra eles.

N�o perca nossa pr�xima semana, quando ser�o abordadas as mitzvot relativas a Eretz Israel.

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Men

Telhado com Cerca

A por��o desta semana da Tor� cont�m um mandamento envolvendo cuidados com o telhado, para que ningu�m caia dele. "Quando construir uma nova casa, voc� deve colocar uma balaustrada, ou cerca, ao redor do telhado. N�o permita que uma situa��o perigosa exista em sua casa, pois algu�m pode cair de [um telhado sem prote��o]."

Ora observemos que uma cerca � colocada ao redor do telhado n�o apenas para autoprote��o, por�m mais ainda para proteger outros de ca�rem do telhado. Pois, eis que um telhado � que � a parte mais alta da casa � tem seu paralelo no ser humano, personificado pelo ego�smo e vaidade.

Portanto, colocar uma cerca ao redor do telhado significa que algu�m deve confinar estes tra�os indesej�veis: isso precisa ser feito "pois algu�m pode cair [de um telhado n�o cercado]" i.e., os tra�os do ego�smo e vaidade est�o na raiz de toda queda espiritual (a parte mais elevada) - portanto, podemos aprender aqui que, em geral, todos os tra�os negativos no car�ter de uma pessoa derivam do n�o cumprimento dessa mitzv�. Ent�o, a "cerca" colocada ao redor do ego�smo e vaidade se torna fundamental para proteger a pr�pria pessoa dos tra�os negativos.

Em outro aspecto, � importante tamb�m na medida em que se relaciona com um irm�o judeu; pois � necess�rio assegurar que a pessoa n�o esteja repleta de vaidade, especialmente quando ensinar ou envolver seu irm�o judeu com o Juda�smo, pois essa influ�ncia poderia empurrar e afastar, �fazer escorregar a pessoa para a borda do telhado...�

Por�m, apesar de termos percebido que qualidades negativas existem e notoriamente podem atrapalhar a vida de uma pessoa, mesmo que essa n�o se aperceba, temos certeza de que a cerca far� seu trabalho. E isso pode ser aprendido do �tzivui�, comando dessa mitzv�, pois ela foi dita come�ando com uma b�n��o e uma ordem: "Construir�s uma nova casa".

E isso nos ensina, no trabalho particular de um judeu, que ele pode e deve construir uma casa para D�us, criando um ambiente de Juda�smo. Ele n�o pode confiar em outros agentes (seus tra�os de personalidade e altivez autocentrados em si mesmo) mas deve construir uma "nova casa": uma casa que seja somente sua para si e para D�us, com cerca tamb�m!

E, j� que a linguagem afirmativa no enunciado da mitzv� nos assegura que seremos bem sucedidos nesse empreendimento, podemos confiar que teremos �xito em aproximar a entrada de um novo e doce ano, pois o �Rei� se encontra no campo e certamente Sua alegria ao observar seus s�ditos cumprindo sua vontade, abrir� o caminho e aproximar� o cora��o... .

Shabat Shalom e Shan� Tov� Tikatev� veTechatem�!

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Haf

No pirush (explica��o) que o Avudraham elaborou a partir destas Haftarot, as "Shiv� D'Nechemta" (Sete Haftarot de Consolo), entre D'us, seus profetas e o povo de Israel, nessa D'us compara o povo de Israel com uma esposa que ficou h� muito tempo est�ril. Ele diz que esta � "a esposa de sua juventude", que h� muito foi banida e coberta em mis�ria, que canta alto com alegria, pois para ela o tempo da reden��o se aproxima.

Ela ter� tempos dif�ceis em tentar reunir todas as suas crian�as, por�m muitas retornar�o pela onda poderosa da "Teshuv�", retorno, que vai varrer o mundo, trazendo suas crian�as para casa. E muitos outros v�o se juntar ao rebanho vindos das na��es ao seu redor, que ter�o recuperado os sentidos, e reconhecer�o "O Santo de Israel" como "Rei sobre toda a Terra". E muitos retornar�o pela rota miraculosa de "Techiat HaMetim", a ressurrei��o dos mortos.     Rav Pinchas Frankel

Reza �rf�?

"Cante, oh est�ril, que ainda n�o deu a luz... pois os filhos do desolado s�o mais numerosos do que os filhos do n�o habitado". (Isaias, 54:1)

Uma piada antiga: "Rabino, eu rezei para D-s e minha prece n�o foi respondida".

"Sim, elas foram respondidas", disse o Rabino, "mas a resposta foi n�o".

Ainda quando pensamos que a resposta para nossas preces � "n�o", na realidade, elas n�o s�o ignoradas. Todas as preces criam um impacto nas altas esferas espirituais. Quando uma reza parece ter "ca�do de volta para a Terra ao inv�s de atingir os C�us", pensamos que ela n�o teve valor, mas preces sempre criam impacto na realidade. Acima de nossa compreens�o nos n�veis espirituais mais altos elas movem mundos.

Esse � o significado aludido no verso acima: "Cante, oh est�ril, que ainda n�o deu a luz... pois os filhos do desolado s�o mais numerosos do que os filhos do n�o habitado". As crian�as do desolado - essas "rezas �rf�s" est�o mudando o universo acima da vis�o limitada de nossos olhos f�sicos.         

Deguel Machan� Efraim

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M�e Judia

"Qu�o afortunada � aquela que lhe deu a luz", (Avot 2:8)

Este foi o di�logo de Rabi Yochanan Ben Zakai e seu disc�pulo Rabi Yehoshua, pois a m�e de Rabi Yehoshua foi a respons�vel por ele ter se tornado um grande s�bio.

Quando estava gr�vida ela visitava todas as casas de estudo e rezas da cidade e implorava aos rabinos que rezassem para que a crian�a que estava por nascer fosse um Talmidei Chacham.

Desde o dia em que nasceu, ela n�o se moveu do Beit Midrash de modo que nenhum outro som fosse ouvido pela crian�a, somente palavras de Tor�.

A m�e de Rabi Yehoshua tomou medidas extraordin�rias para conseguir uma extraordin�ria meta para seu filho. Mas todas as m�es judias atrav�s dos tempos t�m seguido o seu exemplo de forma diferente, utilizando tanto a reza, como o meio ambiente no qual se encontram para dar o melhor a seus filhos.

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Coz

 

 

Ingredientes

Pudim

5 ovos
3/4 x�cara de mel
3/4 x�cara de a��car
1/2 x�cara de suco de laranja
1/2 x�cara de caf� forte
1 x�cara de �leo
3 x�caras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em p�
1/2 colher (sopa) de bicarbonato
canela e cravo em p�
uvas passas

Preparo

Bata as claras em neve e deixe descansar. Misture bem o mel, o a��car e as gemas at� a massa ficar bem clara. Acrescente o suco, o caf�, o �leo. Depois de bem misturado acrescente a farinha de trigo, o fermento em p�, o bicarbonato, o cravo e a canela. Por �ltimo, as uvas passas. Asse em forno moderado por cerca de 40 minutos.

 

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His

 

Touro e Asno

"N�o lavre [a terra] com touro e asno ao mesmo tempo". (Deuteron�mio, 22,10)

O touro representa a parte elevada em cada um de n�s, nos dirigindo para os C�us, nosso desejo de atingir objetivos espirituais altos. O burro, por outro lado, simboliza o f�sico, material. Se queremos servir a D�us, "arar e trabalhar" em eleva��o espiritual, n�o podemos ter esperan�a de suceder se ainda estamos conectados como o asno que vive dentro de n�s.    Meor VeShemesh

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Rebe

 

 

Bondade?

Um homem que viajava a Eretz Israel viu dois p�ssaros brigando. Ao final, um matou o outro. Apareceu um terceiro p�ssaro, com uma erva em seu bico. Este colocou a erva sobre o corpo do p�ssaro morto e algo espantoso aconteceu: o p�ssaro morto voltou � vida.

"Isto � incr�vel!" exclamou o homem. Ele correu, para conseguir a erva.

"Agora poderei ressuscitar os judeus mortos em Eretz Israel!" declarou alegremente.

O homem colocou a preciosa erva na sua mochila e continuou seu caminho. Pouco depois, avistou uma raposa morta num campo. "Vejamos se isto funciona mesmo", pensou, e colocou a erva sobre a raposa. Esta abriu os olhos e saiu andando!

O homem ficou maravilhado. Logo passou por um le�o morto � beira da floresta. "Se a erva puder trazer um le�o de volta � vida", pensou, "saberei que � realmente poderosa". Colocou a erva sobre o le�o. Este se levantou com um estrondoso rugido. Quando o le�o avistou o homem, abriu a boca imediatamente e devorou-o.

O rei Shaul pensou que estava sendo bondoso poupando a vida de Agag. Qual foi o resultado?

Agag teve um descendente, Haman, que tentou aniquilar todo o povo judeu de uma s� vez!

 

        

 

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